São Mais de 50 Espécies Nativas e Medicinais

Você encontra estas espécies e outras mais, localizadas na Trilha Educativa da Chapada dos Veadeiros de Goiás – GO, baixando o Aplicativo Longevidade com Qualidade. Baixe agora e conheça as espécies que podem auxiliar na cura das enfermidades:

Buriti

Nome popular: Buriti Nome científico: Mauritia flexuosa L. Características: Palmeira de grande porte com até 25 m de altura. Possui folhas compostas em lâminas com até 5 m de comprimento e 3 m de largura. Suas flores se reúnem em espádices de 2 a 4 m de comprimento. Possui frutos de coloração castanho-avermelhado de aproximadamente 7 cm de comprimento. Muito frequente em zona ripária e em matas de galeria. Propriedades Medicinais: A fruta e o óleo possuem ação antioxidante, antibacteriana e vermífuga, aumenta a saciedade, além de ser considerado um energético natural. Pode ser encontrado também em produtos de beleza como cremes, sabonetes e xampus para hidratar e revitalizar cabelos e pele.

Candeeiro

Nome popular: Candeeiro Nome científico: Plathymenia reticulata Benth Características: Árvore de grande porte, podendo chegar até 30m de altura, com tronco geralmente torcido e casca que, ao ser retirada, expõe uma superfície avermelhada. Possui inflorescência no formato de espiga com flores esbranquiçadas. Seu fruto possui entre 10 e 25 cm de comprimento, formato oblongo, liso e padrão avermelhado. Propriedades Medicinais: as folhas e a goma são usadas no combate a doenças pulmonares e contra dermatites. Sua casca é utilizada no tratamento de varizes e de edema testicular, além de atuar no combate à hemorragia e à diarreia.

Arniquinha

Nome popular: Arniquinha Nome científico: Camarea ericoides St.Hil. Características: Arbusto de pequeno porte com folhas alongadas e de textura aveludada. Propriedades Medicinais: Sua raiz é utilizada como anti-inflamatório e indicada para dor de dente, extração de dente, infecção, infecção de dente e machucados.

Embiruçu

Nome popular: Embiruçu Nome científico: Pseudobombax longiflorum (Mart.) A.Robyns Características: Árvore de porte médio, casca estriada e fendilhada na base do tronco em árvores velhas. Possui grandes flores alvas isoladas, ou em pequenos grupos, e frutos no formato de cápsula densamente revestidos por pilosidade ferrugínea, com cerca de 30 cm de comprimento e 5 cm de diâmetro. Propriedades Medicinais: Seu fruto é utilizado como bactericida, inseticida e repelente.